O CD "Brazilian Songs" é uma compilação de gravações inéditas de Léo Diniz e remasterizações do Álbum "Entreposto Anti-pagador" (2001, Léo Diniz & Banda Mineira de Caixinhas de Fósforos e Afins).
<
Como o próprio título sugere, "Brazilian Songs" é direccionado ao mercado europeu. Seu lançamento acontece após o 1º ano de Léo Diniz em terras portuguesas, mais precisamente em Lisboa, no tradicional, boémio e secular Bairro Alto, cantando e tocando a boa, diversificada e criativa música popular brasileira para pessoas de todo o Mundo. Gente de diferentes nacionalidades, etnias, culturas e idiomas, todas ávidas por arte, ritmo e brasilidade.
Quem conhece a discografia de Léo Diniz pode pensar, em um primeiro momento, que o lançamento de Brazilian Songs soe meio que como "comida requentada". No entanto, diferente do CD lançado em 2001, e que remete seu ouvinte a uma espécie de "psicodeliaestéticofonográfica", digamos assim, no novo álbum, o que se percebe é um "retempero"de idéias, onde, sua nova proposição estética torna-se substancialmente pop, com sambas, reggae, baladas e rock.
Em todas as músicas, Léo Diniz é acompanhado pela Banda Mineira de Caixinhas de Fósforos e Afins, grupo sócio cultural que utiliza objectos reciclados como instrumentos de percussão. O violoncelista Anderson de Oliveira participa do disco com novos e belíssimos arranjos para as canções "A mais bela rosa mineira", "Samba da Loura" e "Coração fiel".
Nas faixas "Sua canção de Amor","Quilombo News", "Barra de São Bené" e "Estamos todos tronco . . .ainda", Léo Diniz também é acompanhado por uma banda de apoio formada por um time de feras, na bateria Léo Pires (Berimbrown), teclado Leléo Sodré (César Menoti e Fabiano), baixo Robson Santos (Vitória Café Orquestra) na percussão Manjaro (Panela de Expressão), Jobim Narciso na guitarra e Alex Freitas nos metais. O que se ouve são arranjos musicais intensos e modernos.
Outro destaque é o tema "Rcycled garbage samba", essa, uma batucada à brasileira tocada apenas com objectos reciclados, nomeadamente, garrafão plástico (surdo), papel cartão/papelão (tamborim), caixinha de fósforo e até mesmo, copo de fast food com vedante, canudinho/palhinha e refrigerante (Cuíca) .
1. Sua Canção de Amor
2. Quilombo News (Shanty-town Reggae)
3. Barra de São Bené
4. Ócios do Ofício
5. A Mais bela rosa mineira
6. Estamos todos no tronco . . . ainda!
7. Samba da Loura (The blonde samba)
8. Recycled garbage samba ( Samba reciclado reembalado e para viagem)
9. Coração Fiel (Ai, tum tum)
10.Pixingando (My sax sound)
11.Descompassado Blues
12.La luz del niños
<